Petrobras . Prêmio Petrobras de Jornalismo

Comissões formadas por 19 jornalistas definem finalistas e vencedores do V Prêmio Petrobras de Jornalismo

COMISSÃO DE PRÉ-SELEÇÃO

descrição
Alberto Jacob Filho

FOTOJORNALISMO – RJ – Presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro - Arfoc-Rio. Trabalhou nos jornais O Fluminense, O Povo Rua, Folha de São Paulo e na revista Visão. Desde 2001 trabalha também na Empresa Municipal de Multimeios - MultiRio. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro - SJPMRJ e da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos.

descrição
Alicia Ivanissevich

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - RJ - É editora executiva da revista Ciência Hoje (Instituto Ciência Hoje/SBPC) desde 1997. Foi repórter e editora de ciência do Jornal do Brasil de 1992 a 1997 e consultora do programa semanal Globo Universidade, da Rede Globo de Televisão de 2008 a 2011. Foi editora-chefe do programa de TV Globo Ciência nas edições 2010 e 2011, e consultora científica do programa em 2012. Consultora científica do programa 'Hoje é dia de...', da TV Globo, em 2014. Ganhadora do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico (CNPq) de 2008.

descrição
Cid Martins

RADIOJORNALISMO – RS - É o jornalista mais vitorioso em número de prêmios no Brasil, segundo levantamento do Jornalistas&Cia. Atua na editoria de Cidades e Polícia da rádio Gaúcha (RS) desde 2001, depois de passar pelas redações da Bandeirantes (RS) e do Jornal do Comércio (RS).

descrição
Daniela Arbex

REGIONAL RJ-MG-ES – MG (Tribuna de Minas) Tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial. Finalista do Prêmio Jabuti em sua 56ª edição, 2014, com o livro “Holocauto Brasileiro”. Autora do livro ‘Todo dia a mesma noite’, sobre o incêndio na boate Kiss, na lista dos mais vendidos da revista Veja.

descrição
Fabiana Moraes

REGIONAL NORDESTE – (ex- Jornal do Commercio) PE - Jornalista, escritora e professora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Faz parte da diretoria da Associação de Jornalistas Investigativos (ABRAJI). Indicada ao prêmio Jabuti pelo livro O Nascimento de Joicy . Vencedora do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo 2014.

descrição
Gilberto Scofield

REGIONAL SP-SUL – RJ (Ancine) - Trabalhou nas principais redações nacionais: 15 anos em O Globo, sendo algum tempo correspondente na China e depois em Washington. Simultaneamente, foi comentarista da CBN e GloboNews. Antes disso, passou pelo Jornal do Brasil e pelas revistas Época e Exame. Atualmente é Gestor de comunicação na empresa ANCINE - Agência Nacional do Cinema.

descrição
Isabel de Luca

CULTURA – RJ - Trabalhou no "Jornal do Brasil" e em "O Globo", onde ao longo de 15 anos exerceu as funções de editora do suplemento semanal "Rio Show", da "Revista" dominical e do "Segundo Caderno". Depois foi correspondente do jornal em Nova York por três anos. Também foi comentarista do programa de TV "Estúdio I", da Globonews, durante os três primeiros anos do programa. Mais recentemente, dedicou-se à produção de revistas de branded content e à escrita de roteiros documentais.

descrição
Luciana Barreto

TELEJORNALISMO – RJ (TV Brasil) - Âncora e editora-executiva do Repórter Brasil Tarde, que vai ao ar de segunda a sexta, ao meio-dia, na TV Brasil. Formada pela PUC-Rio. Já trabalhou nos canais Futura, GNT, BandNews e na TV Bandeirantes. Ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento, em 2012, pelo programa “Caminhos da Reportagem – Negros no Brasil: brilho e invisibilidade”. Foi eleita uma das Mulheres Inspiradoras de 2015 pela Think Olga, ONG feminista criada em 2013, com o objetivo de empoderar mulheres por meio da informação.

descrição
Ludmila Fróes

REGIONAL NORTE / CENTRO-OESTE – RJ (Band TV) – Chefe de reportagem da Band Rio. Atuou como repórter e produtora da rádio CBN e foi coordenadora de pauta do Jornal do SBT.

descrição
Rosenildo Gomes Ferreira

SUSTENTABILIDADE – RJ - Atuou até outubro de 2015, nas funções de editor assistente de Negócios e titular da coluna Sustentabilidade da revista Isto É. Tem passagens pelo Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Zero Hora. É fundador e lidera o Projeto Colaborativo 1 Papo Reto, plataforma de conteúdo jornalístico destinado ao debate da Sustentabilidade na prática.

descrição
Sônia Soares

ECONOMIA - Atua como profissional independente em consultoria, elaboração de projetos e pesquisa. Especializada em jornalismo econômico, fez carreira no jornal O Globo, onde ocupou os cargos de repórter, editora do caderno de imóveis, editora de Economia, gerente da Agência o Globo e editora-executiva com responsabilidade pelo site. Foi  editora-chefe do jornal Brasil Econômico.

descrição
Toninho Nascimento

ESPORTE – RJ - Diretor de redação do Jornal do Brasil. De 1983 a 1986, foi editor e produtor da Intervídeo Comunicações. Trabalhou durante 23 anos no jornal O Globo como redator, subeditor de esportes e editor da editoria Internacional. Também no jornal foi o criador e primeiro editor do caderno “Carro etc”. Como editor de esportes, participou da cobertura de cinco Olimpíadas. Recebeu o Prêmio Esso na categoria criação gráfica para jornais em 2006.