Petrobras . Prêmio Petrobras de Jornalismo

Sobre o Prêmio

A informação tem poder transformador, é propulsora de mudanças. Por isso, o trabalho jornalístico tem papel fundamental no processo de evolução da nossa sociedade. Em sua quinta edição, o Prêmio Petrobras de Jornalismo busca reconhecer o esforço diário de repórteres, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas, editores e tantos outros profissionais envolvidos nessa busca pela informação. Contempla assim as grandes reportagens, que refletem as pautas que movimentam o país. Acreditamos que estimular o jornalismo contribui para o fortalecimento da nossa democracia.

Criado em 2013 - durante as comemorações pelos 60 anos da Petrobras, - o Prêmio Petrobras de Jornalismos teve ao longo de suas quatro edições 5.320 inscrições. Reportagens de veículos de todas as regiões do Brasil já foram eleitas vencedoras, consolidando a abrangência nacional da premiação. A galeria de premiados conta, até a última edição, com 116 trabalhos.

trofeu
  • VOZES QUE TRANSFORMAM E MOVEM A SOCIEDADE .
  • RECONHECER O BOM JORNALISMO É FORTALECER A DEMOCRACIA.
  • INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS JORNALISTAS.
  • PETROBRAS, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO CONTADA PELA IMPRENSA.

 

Depoimentos

“Jornalismo também é memória”
Leandro Resende, vencedor da categoria Regional RJ-ES / Cultura na Edição 2015

Aziz Filho

"Uma ótima iniciativa, que já se tornou uma tradição no meio jornalístico nacional. Essencial para a valorização do jornalista, profissão que sofre com análises erradas sobre a sua função na sociedade.”

Wilson Baldini Jr.

Jurado da categoria Esporte na IV Edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo

Thales Guaracy

“ Saber que a Petrobras está empenhada em contribuir por um jornalismo melhor é muito importante nesses tempos em que a internet coloca a imprensa em xeque. São poucas as empresas que podem promover um prêmio de modo imparcial. A Petrobras é uma delas. ”

Thales Guaracy

Jurado de Cultura na Primeira Edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo (2013)

Diego Ponce de Leon

“ Hoje aqui estamos vendo trabalhos que estão dando espaço para vozes de gente que não costumamos ver no dia a dia. É muito bacana ver que ainda há espaço pra reportagem, pro trabalho de fôlego, e que ele viva ainda por muito tempo."

André Borges

Vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo na IV Edição

Flávia Maia

“ O jornalismo é feito para trazer reflexão para as pessoas e quando chega essa reflexão na casa dos leitores ainda traz um prêmio, um reconhecimento, é sinal de que a gente está no caminho certo do jornalismo. ”

Flávia Maia

Vencedora da categoria Regional Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais / Responsabilidade Socioambiental na Edição 2015